O papel de CFO (Chief Financial Officer) é um dos papéis mais relevantes na vida de uma empresa, uma vez que é sobre esta função que recai a responsabilidade de todas as decisões de caráter financeiro ou que tenham implicações sobre a função financeira da empresa. Este tipo de decisões, nas quais se incluem as decisões de investimento e decisões de financiamento, têm uma larga influência no crescimento da empresa e na sua rentabilidade.
Coordenar a gestão financeira e os processos administrativos envolve um conjunto extenso de tarefas, que se podem agrupar nas três funções que se seguem:
A função financeira nas empresas tem sofrido grandes transformações nos últimos tempos. Enquanto no passado aos departamentos financeiros exigia-se que produzissem e analisassem informação financeira, hoje pede-se que vão mais além, assumindo um papel mais dinâmico e estratégico na vertente operacional do próprio negócio. É cada vez mais comum exigir-se a um CFO, por exemplo, uma análise crítica sobre as políticas de preço e custos, que desafie determinadas assunções e que contribua com uma visão e não apenas com dados. Hoje, os CFO precisam de ser criativos, procurar as melhores práticas e saber como criar mais valor para a empresa.