HMBO News
Bem-vindos à HMBO News – Dezembro, a rúbrica mensal onde referimos os 3 principais marcos de cada mês no ecossistema económico e empresarial. A edição deste mês… alerta para uma possível recessão em 2023 na Zona Euro, os novos máximos das Taxas Euribor e os novos concursos do PRR para as empresas. 🏢
Previsão de Recessão em 2023 na Zona Euro
A maioria dos 37 economistas ouvidos pelo Financial Times antecipam o gravar da crise. Segundo os especialistas, as taxas de inflação altas e os problemas no abastecimento de energia irão fazer com que a zona euro entre em recessão em 2023, provocando uma onde de desemprego.
As economias da zona euro deverão registar uma recessão de 0,01% (a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu preveem um crescimento de 0,3% e de 0,5%, respetivamente).
A taxa de inflação deverá fixar-se em pouco mais de 6% para a totalidade do ano e em perto de 2,7% em 2024. A taxa média de aumento das remunerações deverá ser de 4,4%, o desemprego deverá aumentar para 7,1% e os preços das casas deverão cair 4,7%, segundo a média das previsões.
A zona euro deverá continuar a lidar com uma crise energética. Apesar do consenso ser de que o pior ficou em 2022, o risco de escassez continua a ser real devido à possibilidade de consumo das reservas atuais no caso de ondas de frio neste Inverno e no próximo, e de diminuição das vendas de gás russo à Europa.
Outra agravante prende-se com o aumento das taxas de juro pelo Banco Central Europeu, que deverão aumentar além dos 2,5% atuais em 2023. A subida acelerada das taxas já está a ter impacto em quem tem crédito à habitação e deverá ter um impacto ainda maior no mercado imobiliário.
Novos Máximos das Taxas Euribor
Quarta-feira, dia 28 de dezembro, marca a subida das taxas Euribor para novos máximos, a três, seis e 12 meses – Uma preocupação contínua para a maioria das famílias com crédito à habitação.
- A taxa a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, avançou pela oitava sessão consecutiva para 2,752%, mais 0,049 pontos e um novo máximo desde janeiro de 2009. A média da Euribor a seis meses subiu de 1,997% em outubro para 2,321% em novembro, estando a média no atual mês nos 2,545%.
- No prazo de 12 meses, a Euribor também subiu pela oitava sessão consecutiva. Ficou fixada em 3,325%, um novo máximo desde dezembro de 2008. A média da Euribor a 12 meses avançou de 2,629% em outubro para 2,828% em novembro.
- A três meses, avançou 0,074 pontos, ao ser fixada em 2,202%, atingindo um novo máximo desde janeiro de 2009. A média da Euribor a três meses subiu de 1,428% em outubro para 1,825% em novembro. Para o mês de dezembro, a média está nos 2,054%.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.
PRR: Maioria dos Novos Concursos são para Empresas
A Estrutura de Missão Recuperar Portugal atualizou recentemente o plano de avisos de abertura de concursos a lançar nos próximos meses no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em causa está o calendário indicativo para os diferentes candidatos poderem começar a planear as suas candidaturas aos fundos da ‘bazuca’ europeia.
Previstos estão já acima de uma dezena de concursos para as empresas neste cronograma sujeito permanente atualização:
Os apoios à descarbonização da indústria do PRR vão no segundo concurso, agora com uma nova modalidade de candidatura disponível: os projetos simplificados com apoio até 200 mil euros por empresa única, durante um período de três anos, ao abrigo do chamado regime “de minimis”.
Este concurso tem como objetivo apoiar processos e tecnologias de baixo carbono na indústria, a adoção de medidas de eficiência energética na indústria ou a incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia.
Esta foi a edição de dezembro da HMBO News, elaborada a 29/12/2022. A análise do mês de janeiro voltará a sublinhar os pontos principais no ecossistema económico e empresarial. Não perca! ✅