Num mercado cada vez mais competitivo, conhecer o valor da empresa é uma vantagem competitiva fundamental para qualquer empresário, quer para sustentar decisões de investimento em situação de captação de capital, quer para a venda da empresa e/ou para avaliação da situação financeira e económica da mesma numa base recorrente.
Sabe-se que o valor da empresa pode ser influenciado e variar em função de fatores macroeconómicos. Assim, deter conhecimento acerca do valor da empresa ajuda o empresário a tomar decisões em momentos críticos, agir de forma rápida e tomar boas decisões de planeamento estratégico. Deste modo, a avaliação deve preferencialmente ser feita periodicamente para que o valor seja atualizado, refletindo as tendências do mercado e as mudanças verificadas na empresa ao longo dos seus exercícios.
O valor de uma empresa não é definido apenas em função dos seus ativos, mas tem também em conta os rendimentos que esta poderá gerar no futuro, assentes no seu potencial de crescimento e no que se perspetiva ser a conjuntura do mercado. Assim, para se obter a valorização de uma empresa, é possível recorrer-se a diversos métodos. A HMBO combina três métodos cumulativamente:
Com base nestes métodos, no conhecimento do mercado atual e na expectativa do panorama de mercado no futuro, considera-se de suma importância a realização da avaliação da empresa, por forma a aumentar o seu potencial competitivo na medida em que o gestor ao saber com maior exatidão quais os impactos que as suas estratégias terão no negócio poderá melhor alocar os seus recursos. Além das decisões mais pontuais e estratégicas, a avaliação da empresa funciona também como uma ferramenta para gerir o negócio com mais eficiência.