Nos últimos anos, a expressão fundo de investimento de capital de risco, até então desconhecida por muitos, passou a fazer parte do vocabulário de muitos empresários portugueses.
O capital de risco é a atividade de investimento temporário em empresas não cotadas, através de tomada de uma participação acionista ou de uma outra forma de investimento híbrida (mezzanine). Este tipo de investimento é uma das formas mais importantes de financiamento de expansão negócios, assumindo um papel relevante no caso das Pequenas e Médias Empresas.
O número de transações com participações de fundos de investimento tem crescido bastante em Portugal. Além da maior abertura dos empresários portugueses a partilhar o capital das suas empresas, existe cada vez mais a criação de sociedades gestoras e constituição dos respetivos fundos.
Atualmente, um grande número de fundos constituídos possui políticas de investimento muito diversificadas, abarcando vários estados de maturidade das empresas.
Financiamento dirigido a projetos empresariais em fase incipiente e que se destinam muitas vezes a fazer face à instalação do negócio e o desenvolvimento do produto ou serviço.
Financiamento destinado a apoiar empresas que estão numa fase inicial de vida ou a desenvolver novos produtos ou a entrar no mercado. Normalmente destinam-se a projetos de elevado risco e com elevado potencial de valorização.
Financiamento a uma empresa já implantada no mercado e que se encontra em fase de expansão da atividade. Na qualidade de providers de soluções tecnológicas e de gestão das suas participadas, participam ativamente na definição estratégica do modelo de negócio e de gestão das empresas. As sociedades gestoras dos fundos tendem a ter um contributo importante na estratégia de crescimento do negócio;
Financiamento à reestruturação de uma empresa em dificuldade e que envolve, regra geral, uma grande reestruturação organizacional e estratégica, ao invés de uma reestruturação do balanço da empresa.
A HMBO, no âmbito da sua atividade de consultoria em Corporate Finance e Fusões & Aquisições possui uma vasta experiência no relacionamento com as principais Sociedades de Capital de Risco a operar em Portugal. No âmbito dos nossos serviços de venda de empresas e captação de capital, prestamos assessoria durante todo o processo, desde a preparação, produção de documentação de apresentação até à negociação das condições de entrada do fundo.