Normalmente, a carta de intenção surge após a indicação de interesse já depois algumas reuniões entre o vendedor e o potencial comparador. Se o proprietário e o potencial interessado estiverem de acordo em continuar o processo de compra e venda da empresa, o potencial investidor deve apresentar uma carta de intenção. Este documento é, na prática, uma primeira proposta detalhada de compra da empresa.
A carta de intenção é um documento mais formal que a indicação de interesse, uma vez que refere um preço e a estrutura do negócio para a empresa a ser vendida. Ao contrário da indicação de interesse, esta carta fornece uma oferta final para a empresa. Regra geral este documento tem clausulas de exclusividade, que podem impedir o vendedor de continuar as negociações com outros possíveis compradores assim como clausulas de confidencialidade sobre a operação e as respetivas negociações em curso.
Este documento de carácter jurídico, sendo que pode assumir um carácter vinculativo. Um dos propósitos também materializar as principais condições do negócio acordadas até ao momento, protegendo ambas as partes. Os principais tópicos que habitualmente surgem numa carta de intenção são os seguintes:
Pondera vender a sua empresa? Reteve alguma dúvida relativa ao conteúdo deste artigo?
Contacte-nos e fique a conhecer os nossos serviços, através de www.hmbo.pt, info@hmbo.pt, ou 234 377 840.