Através de um earn-out, o comprador pode pagar um valor mais baixo à partida, havendo a possibilidade de um pagamento adicional posterior. Este prémio depende do desempenho futuro da empresa e do contributo do vendedor nesse período.
Por maioria de razão, num processo de venda de uma empresa, diferentes visões e diferentes motivações farão com que o valor que o vendedor exige receber possa ser substancialmente diferente do valor que o comprador está disposto a pagar. Contudo, esta discordância não tem de significar um ponto final no negócio.
Uma vez que comprador e vendedor já não precisam concordar a 100% no valor da empresa (habitualmente um fator crítico nas negociações). Isto pode abreviar o processo, mesmo tendo em conta a necessidade de definir os termos do earn-out;
Embora com uma componente indexada a fatores incertos, o earn-out poderá permitir ao vendedor conseguir no final obter o seu valor de referência ou até um valor superior;
Uma vez que é do interesse do vendedor garantir que o negócio continua saudável e rentável após a venda;
O comprador que só terá de pagar um valor elevado após evidência de que o negócio compensa esse valor;
Reduz a necessidade de capital no momento da venda, já que uma parte relevante do pagamento é diferida no tempo (habitualmente em 12 meses, mas podendo chegar a 3 anos ou mais).
A HMBO está apta a praticar assessoria na compra e venda de empresas, pelo que não deixe de nos contactar para esclarecimento de qualquer eventual dúvida: info@hmbo.pt ou 234 377 840.