A importância do plano de negócios advém da sua finalidade de auxiliar a implementação de um projeto, através da organização estruturada dos pontos essenciais de um projeto.
O plano é dotado de um caráter preditivo, isto é, baseia-se na antecipação do futuro, com o objetivo de preparar os empreendedores ou gestores para uma eficiente execução do projeto. Serve também para fornecer informação a potenciais investidores e financiadores, pelo que deve expor os pontos críticos de forma clara e direta, fornecendo toda a informação que possa ser relevante para a sua tomada de decisão, reforçando a importância de um plano de negócios.
É uma ferramenta importante uma vez que obriga quem o elabora a tornar explícito negócio ou projeto, evidenciando de forma clara qual é a proposta de valor acrescentado que está a oferecer.
Contempla a existência de um plano de implementação, no qual as principais atividades a ser executadas são calendarizadas e os recursos necessários identificados. A calendarização e consequente identificação dos recursos permite um melhor controlo da execução do projeto, funcionando como um termo de comparação com aquilo que acabará por ser concretizado. Assim, serve também para apuramento e controlo de desvios em fase de execução do negócio.
Um dos objetivos da elaboração é a previsão da atividade no que respeita a rendimentos, gastos, necessidades de fundo de maneio entre outros dados, não só financeiros, mas também operacionais. Desta forma, a importância de um plano de negócios passa por obrigar as empresas a antecipar os acontecimentos, gerando tomadas de decisão mais conscientes e ponderadas. Por outro lado, exige também um planeando estratégico do próprio negócio assim como uma definição do posicionamento.
Ao expor os principais pontos-chave, detalhar o investimento e fundamentar o retorno do projeto, o plano de negócios permite servir de base no fornecimento de informação a potenciais financiadores e investidores, como são exemplos os bancos, sociedades de capital de risco, business angels, ou outras entidades ou particulares potencialmente interessadas no negócio em questão.
Outro elemento importante é a identificação dos potenciais problemas e pontos sensíveis. A identificação dos riscos do negócio permite que sejam definidas estratégias de prevenção e planeadas ações alternativas, de forma a não comprometer a consecução dos objetivos do projeto.
A HMBO reconhece a importância de um plano de negócios e está apta a prestar assessoria na criação deste, assim como em outras questões de consultoria financeira! Encontre-nos através de info@hmbo.pt ou 234 377 840