• +351 234 377 840
  • info@hmbo.pt

711 Milhões de Euros para Investigação, Inovação ou Digitalização

Tempo de leitura: 3 minutos

711 Milhões de Euros para Investigação, Inovação ou Digitalização

Novas linhas de financiamento disponíveis através de mútuos a médio e longo prazo, com condições especiais, enquadradas no programa InvestEU. Com uma dotação de 711 milhões de euros, a Linha Investigação, Inovação e Digitalização visa apoiar as empresas que desenvolvam atividades no âmbito da investigação, inovação ou digitalização.

InvestEU

O InvestEU é uma iniciativa da União Europeia (UE) destinada a promover investimentos sustentáveis, inovação e digitalização. O acordo assinado entre a Comissão Europeia e o Banco Português do Fomento (BPF) estima mobilizar mais de 3 mil milhões de euros para investimentos até 2027 que se encontrem alinhados com as prioridades políticas da UE, como o Pacto Ecológico Europeu e a Transição Digital.

O objetivo geral do Programa InvestEU é apoiar operações de financiamento que promovam a competitividade, incluindo pesquisa, inovação e digitalização, crescimento económico, sustentabilidade, criação de empregos, além da recuperação económica sustentável e inclusiva da UE após a crise causada pela pandemia de COVID-19.

A Comissão Europeia concedeu ao BPF uma garantia de até 210 milhões de euros, estimando-se que este valor possa mobilizar mais de 3 mil milhões de euros em financiamentos. Esta parceria torna o BPF o primeiro parceiro português a distribuir o InvestEU, utilizando a garantia da União Europeia para fomentar investimentos em três áreas estratégicas: Infraestruturas Sustentáveis, PME e Investimento Social e Competências.

 

Linha Investigação, Inovação e Digitalização

Tem como objetivo promover o crescimento empresarial, através do financiamento de necessidades de médio e longo prazo destinados a:

  • Infraestruturas de investigação;
  • Projetos empresariais;
  • Projetos e programas de demonstração, bem como a implantação de infraestruturas, tecnologias e processos conexos;
  • Projetos de colaboração entre o meio académico e a indústria;
  • Transferência de conhecimento e tecnologias;
  • Novos produtos de saúde eficazes, incluindo produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e medicamentos de terapia avançada;
  • Projetos que apoiam a digitalização da economia.

O máximo de apoio por empresa é de 10 milhões de euros. O período de financiamento será de 12 a 180 meses, a contar da data de contratação, com um período de carência de 48 meses. A garantia prestada pela SGM será de 75%.

 

Os projetos de Investigação ou Inovação deverão cumprir, pelo menos, um dos seguintes critérios:

  1. Compromisso no Investimento em operações como:
  • Desenvolvimento ou implementação de produtos, processos ou serviços novos ou melhorados;
  • Métodos de produção ou distribuição;
  • Inovação organizacional ou de processos com risco comprovado, avaliado por perito externo.
  1. Empresas com menos de 10 anos de atividade que:
  • Crescimento anual superior a 20% nos últimos 3 anos;
  • Mínimo de 10 empregados no início do período de observação.
  1. Potencial de Inovação assegurando pelo menos uma das seguintes condições:
  • Despesas anuais de I&I iguais ou superiores a 20% do valor do financiamento;
  • Compromisso de despender pelo menos 80% do financiamento em atividades de I&I;
  • Prémio de I&D ou inovação nos últimos 36 meses;
  • Registo de direitos tecnológicos nos últimos 36 meses;
  • Investimento recente de capital de risco ou business angel;
  • Despesas de I&D representado pelo menos 10% dos custos operacionais em um dos últimos 3 anos quando o beneficiário final é uma small mid cap;
  • Qualificação como empresa inovadora por instituições da UE ou entidade nacional portuguesa nos últimos 36 meses.

 

Para os projetos de Digitalização deverão verificar-se pelo menos um dos seguintes domínios: 

  1. Investimento em Modelos de Negócio Inovadores

Desenvolvimento de novos modelos de negócio através da adoção e integração de tecnologias digitais, por exemplo, adicionando serviços a produtos ou substituindo um produto por um serviço.

  1. Gestão da Cadeia de Abastecimento

Introduzir ou melhorar a digitalização na gestão da cadeia de abastecimento, incluindo, entre outros, a partilha de dados comerciais, a gestão e monitorização de inventários, a interação com fornecedores, a melhoria dos serviços e a participação em cadeias de abastecimento integradas com parceiros comerciais.

  1. Inovações de Produtos/Serviços

Melhorar os produtos ou serviços existentes utilizando ou integrando tecnologias digitais em produtos e serviços e/ou adotando ou integrando tecnologias digitais para desenvolver novos produtos e serviços, incluindo a transição para a neutralidade carbónica.

  1. Relação com o Cliente

Integração ou utilização de tecnologias digitais na gestão da relação com o cliente, incluindo sistemas melhorados de feedback do cliente ou recursos de entrega.

  1. Desenvolvimento Comercial

Desenvolvimento comercial e aquisição de clientes através da expansão para novos mercados, regiões geográficas ou clientes com base na adoção ou integração de tecnologias digitais.

  1. Cibersegurança / Proteção de Dados

Aumento da segurança dos dados ou da resiliência das empresas contra ciber-ameaças, proteção de dados e privacidade.

  1. Processos Internos

Melhorias nos processos empresariais através da integração de tecnologias inovadoras (como inteligência artificial, blockchain, drones e robótica, biotecnologia, instrumentos óticos (fotónica), materiais eletrónicos avançados e computação quântica) nas operações do beneficiário final da garantia.

  1. Competências Digitais e Formação

Formação e requalificação de trabalhadores e empregados existentes em competências digitais, recrutamento de novos trabalhadores com competências digitais e desenvolvimento de competências de gestão e empresariais num mundo digital.

  1. Empresas de Digitalização

Prestadores de serviços de apoio que permitem e apoiam as empresas na digitalização das cadeias de valor, desde que se destinem predominantemente à oferta e adoção de produtos e serviços digitais.

 

A HMBO encontra-se disponível para auxiliar o seu processo de candidatura, oferecendo suporte nas seguintes áreas:

  • Elaboração do Plano de Negócios;
  • Preenchimento dos formulários de candidatura;
  • Apoio durante a fase de análise, incluindo resposta a eventuais pedidos de esclarecimentos e apresentação do projeto a instituições financeiras.

Outros artigos que pode ter interesse

Fique à frente das últimos avanços no mercado de M&A!

Tudo o que precisa de saber antes de tomar a sua grande decisão estratégica.
Registar newsletter