Novas linhas de financiamento disponíveis através de mútuos a médio e longo prazo, com condições especiais, enquadradas no programa InvestEU. Com uma dotação de 711 milhões de euros, a Linha Investigação, Inovação e Digitalização visa apoiar as empresas que desenvolvam atividades no âmbito da investigação, inovação ou digitalização.
O InvestEU é uma iniciativa da União Europeia (UE) destinada a promover investimentos sustentáveis, inovação e digitalização. O acordo assinado entre a Comissão Europeia e o Banco Português do Fomento (BPF) estima mobilizar mais de 3 mil milhões de euros para investimentos até 2027 que se encontrem alinhados com as prioridades políticas da UE, como o Pacto Ecológico Europeu e a Transição Digital.
O objetivo geral do Programa InvestEU é apoiar operações de financiamento que promovam a competitividade, incluindo pesquisa, inovação e digitalização, crescimento económico, sustentabilidade, criação de empregos, além da recuperação económica sustentável e inclusiva da UE após a crise causada pela pandemia de COVID-19.
A Comissão Europeia concedeu ao BPF uma garantia de até 210 milhões de euros, estimando-se que este valor possa mobilizar mais de 3 mil milhões de euros em financiamentos. Esta parceria torna o BPF o primeiro parceiro português a distribuir o InvestEU, utilizando a garantia da União Europeia para fomentar investimentos em três áreas estratégicas: Infraestruturas Sustentáveis, PME e Investimento Social e Competências.
Tem como objetivo promover o crescimento empresarial, através do financiamento de necessidades de médio e longo prazo destinados a:
O máximo de apoio por empresa é de 10 milhões de euros. O período de financiamento será de 12 a 180 meses, a contar da data de contratação, com um período de carência de 48 meses. A garantia prestada pela SGM será de 75%.
Desenvolvimento de novos modelos de negócio através da adoção e integração de tecnologias digitais, por exemplo, adicionando serviços a produtos ou substituindo um produto por um serviço.
Introduzir ou melhorar a digitalização na gestão da cadeia de abastecimento, incluindo, entre outros, a partilha de dados comerciais, a gestão e monitorização de inventários, a interação com fornecedores, a melhoria dos serviços e a participação em cadeias de abastecimento integradas com parceiros comerciais.
Melhorar os produtos ou serviços existentes utilizando ou integrando tecnologias digitais em produtos e serviços e/ou adotando ou integrando tecnologias digitais para desenvolver novos produtos e serviços, incluindo a transição para a neutralidade carbónica.
Integração ou utilização de tecnologias digitais na gestão da relação com o cliente, incluindo sistemas melhorados de feedback do cliente ou recursos de entrega.
Desenvolvimento comercial e aquisição de clientes através da expansão para novos mercados, regiões geográficas ou clientes com base na adoção ou integração de tecnologias digitais.
Aumento da segurança dos dados ou da resiliência das empresas contra ciber-ameaças, proteção de dados e privacidade.
Melhorias nos processos empresariais através da integração de tecnologias inovadoras (como inteligência artificial, blockchain, drones e robótica, biotecnologia, instrumentos óticos (fotónica), materiais eletrónicos avançados e computação quântica) nas operações do beneficiário final da garantia.
Formação e requalificação de trabalhadores e empregados existentes em competências digitais, recrutamento de novos trabalhadores com competências digitais e desenvolvimento de competências de gestão e empresariais num mundo digital.
Prestadores de serviços de apoio que permitem e apoiam as empresas na digitalização das cadeias de valor, desde que se destinem predominantemente à oferta e adoção de produtos e serviços digitais.
A HMBO encontra-se disponível para auxiliar o seu processo de candidatura, oferecendo suporte nas seguintes áreas: