Os Search Funds são veículos de investimento que permitem a empreendedores captarem fundos junto de investidores com o propósito de adquirir, gerir e fazer crescer uma empresa que cumpra determinados critérios predefinidos. Distinguem-se dos fundos de private equity pelo facto de não terem uma lógica de portefólio e investirem apenas numa única empresa.
Este modelo nasceu nos Estados Unidos, na década de 80, e desde então foi-se replicando, atingindo particular relevância na última década.
Empresas em indústrias fragmentadas, com posições de mercado sustentáveis, histórico de fluxos de caixa estáveis e oportunidades de crescimento são as empresas alvo dos Search Funds, que podem assumir uma posição maioritária ou totalitária no capital da empresa.
Em Portugal, a primeira entidade de investimento gestora de um Search Fund foi constituída em novembro de 2016 – a Planalto Capital. Esta sociedade gere o fundo Planalto Capital – Fundo de Capital de Risco, subscrito por um conjunto de investidores europeus e norte-americanos.
A Planalto Capital pretende adquirir uma PME portuguesa ou espanhola com potencial “humano e de negócio”, a qual, após aquisição passará a administrar, tendo em vista a criação de valor por crescimento do volume de negócios e introdução de melhorias operacionais, através de uma gestão rigorosa e de uma estratégia de longo prazo. A estratégia de investimento foca-se em empresas em transição (p.e. sucessão familiar), de qualquer setor, excluindo o imobiliário, com um EBITDA mínimo de 500 mil EUR, com uma margem EBITDA/vendas mínima de 10% e com uma situação financeira estável.
Apesar de serem mais populares nos Estados Unidos e no Canadá, na Europa este modelo de negócios começa também a implantar-se, principalmente no Reino Unido. Existem alguns fundos ativos no mercado à procura de uma boa oportunidade de investimento, pelo que, enquadrando-se nos critérios de investimento do fundo, um Search Fund poderá ser uma opção a considerar para e venda de uma empresa.
Pondera a venda ou a abertura do capital da sua empresa? Fale connosco e conheça as várias opções: info@hmbo.pt