Quais as motivações mais comuns para compra de empresas?
O objetivo último de um processo de compra de uma empresa vai ser sempre o de acrescentar e criar valor para os investidores e acionistas seguindo a lógica de que duas empresas juntas valem mais do que a soma do respetivo valor individual. Tipicamente, empresas estabelecidas compram outras empresas para criarem uma empresa ou grupo mais competitivo economicamente. Assim, ganham uma maior quota de mercado e torna-se mais eficientes.
Apresentamos, de seguida, os motivos mais comuns para o crescimento por fusão ou aquisição:
Criar uma sinergia entre duas empresas permite uma maior eficiência de custos, aumentando normalmente as receitas das empresas.
A aquisição de uma empresa com um produto similar permite ao comprador aumentar a sua quota de mercado ou alargar a sua oferta. Para se manterem competitivas, as empresas, por vezes, necessitam de desenvolver e inovar nos seus métodos e produtos. As aquisições traduzem-se, muitas vezes, na capacidade de penetrar em novos mercados.
Integração vertical significa comprar um fornecedor ou um cliente. Os benefícios podem incluir melhores preços, controlo do canal de distribuição ou controlo de matérias-primas.
As economias de escala significam que, à medida que a empresa cresce, os custos médios de produção são inferiores devido ao facto dos custos fixos serem divididos. Portanto, quanto maior a empresa se torna, mais rentável se torna.
Aquisições permitem ao comprador eliminar a concorrência e ganhar uma maior quota de mercado no mercado do seu produto.
Começa a ser recorrente empresas estabelecidas adquirirem empresas ainda em fase startup, com o objetivo de integrarem novas tecnologias e, dessa forma, se manterem na fronteira tecnológica.
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